segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Nado Crawl - Exercícios Variados

Nado Crawl - Exercícios Variados

Progressão de Exercícios na Aquisição de Habilidade

Exercícios Variados para o nado Livre :

1) Sem respirar, nadar com o corpo estendido. Objetivo: melhora do alinhamento do corpo e sua posição


2) Nadar com um braço, mantendo o outro estendido à frente. Objetivo: Braçada estendida, cotovelos altos, puxada longa.

3) O mesmo exercício que n°2, com respiração. Objetivo: o mesmo que o número 2 com coordenação respiratória. Também com respiração bilateral.

4) Nadando, fazendo com atenção a pegada do Crawl, observando a elevação do cotovelo, a rotação do ombro, o polegar para baixo, a pequena curva da mão, a extensão do braço. Objetivo: extensão da braçada, alinhamento - pegada.


5) Nadar o Crawl com cabeça elevada. Objetivo: Força, braçada curta, cotovelos altos.


6) Idem ao n° 5, nadando, execução da braçada com aumento de velocidade. Objetivo: cotovelo alto, braçada curta, aceleração do movimento.


7) Exercício de respiração bi-lateral com os mesmos movimentos dos braços. Objetivo: correção igual de ambos os lados, ritmo, rolamento, respiração de ambos os lados.


8) Exercício de braçada, parado ou em movimento, com rolamento do ombro. Objetivo: desenvolvimento do rolamento no crawl.


9) Exercício de empurrada da mão sem batimento das pernas. Objetivo: fortalecimento da empurrada.


10) Braçada de Crawl, uma perna flexionada e fora d'água. Objetivo: desenvolvimento constante da força do braço.


11) Braçada de Crawl, uma perna flexionada e fora d'água, cabeça elevada. Objetivo: força.


12) Exercício de braçada com toque de ombro no ouvido. Objetivo: flexibilidade e correção da posição.


13) Nadar com um dos braços, mantendo o outro na extensão do corpo. Objetivo: movimento rápido, entrada mais rápida, pernada mais forte, noção de movimento.


14) Exercício de entrada com certa pausa. Objetivo: entrada correta, pernada mais forte.


15) Nadar em qualquer dos exercícios acima com palmar. Objetivo: melhorar a pegada de água, aproveitar toda a resistência da água.


16) Nadar em qualquer exercício acima com a mão fechada. Objetivo: variação, desenvolvimento da pegada quando a mão é reaberta.


17) Exercício "asa de frango", com a mão não elevada mas o dedo não tocando o corpo - simulação - elevação do cotovelo de modo correto - rolamento do corpo.


Nota: Estes exercícios visam, não só enriquecer o campo de trabalho do técnico, mas também, dar possibilidade ao atleta que se inicia na difícil arte da natação, um trabalho mais eficiente e diversificado, de modo a levá-lo com segurança a um conhecimento do emprego de gestos que venham torná-lo capaz de se sentir atleta, bem como de tornar o aperfeiçoamento mais suave, pela grande variedade de exercícios que não permite seu cansaço prematuro e evita também que se sinta desmotivado pela repetição constante dos mesmos educativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário