sábado, 17 de outubro de 2015

A falha na aplicação técnica do nado causa contusão no ombro.

A falha na aplicação técnica do nado causa contusão no ombro.

A falha na aplicação técnica do nado, é outra causa da contusão no ombro. Muitos treinadores não se incomodam com algum erro de seu atleta, atribuindo ao biotipo ou simplesmente ao mau aprendizado, não levando em consideração que o nadador vai repetir centenas de vezes por semana aquele gesto, de uma maneira incorreta determinado grupo muscular, o que poderá se traduzir em contusão que se agravará a cada dia de repetição.

Os estilos que mais comumente criam "Ombro de nadador", são o borboleta e o livre, seguidos do nado de costas e o peito, sendo que este último é o que menos apresenta contusão mas que também pode fazer surgir.

A preparação para estes problemas está intimamente ligada ao trabalho fora d'água com pesos e sessões de alongamento músculo-articular. Isto acrescido de um treinamento estruturado, com escalas crescentes de esforços progressivos, teremos evitadas muitas contusões.

Preferimos, evidentemente, prevenir, mas temos que conhecer o tratamento também, uma vez que a lesão pode acontecer independente de nossas precauções. A falta de alongamento antes e depois dos trabalhos é a grande causa de lesões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário